Receita fit: Risoto de quinoa e abóbora

Você é um daqueles que gostam de risoto? Pois bem, você vai amar esse de quinoa e abóbora

Ingredientes

  • ½ colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
  • 1 xícara (chá) cheia de abóbora em cubos (200g)
  • 1 cebola picada (100g)
  • 1 dente de alho amassado (3g)
  • 1 xícara (chá) de quinoa (180g)
  • 2 xícaras (chá) de caldo de legumes (400ml)
  • 1 pitada de sal rosa do himalaia ou sal marinho
  • Cebolinha verde a gosto

Modo de preparo

Coloque o azeite em uma panela e refogue a abóbora, a cebola, o alho e a quinoa. Mexa bem e adicione o caldo de legumes e o sal. Deixe cozinhar em fogo baixo, em panela semitapada por cerca de 20 minutos, adicionando um pouco mais de água, se necessário. Quando a abóbora amaciar e a quinoa cozinhar, desligue e adicione a cebolinha verde. Sirva.

Bolo de Banana Fit 4 You

Confira a receita do bolo de banana Fit4You!

Ingredientes: 

Calda
90 grs rapadura picada
250 ml de água
1 pau de canela
6 cravos

Modo de preparo:

Ferver sem mexer em fogo médio até engrossar.
Espalhar ainda quente no fundo de uma forma de 30 cm diâmetro. Deixar esfriar 5 minutos, colocar 6 bananas nanicas cortadas ao meio sobre a calda. Polvilhe as bananas com canela. Em seguida despejar a massa e levar ao forno pré aquecido a 180 graus. Por aproximadamente 1 hora em banho maria ( colocar água quente no banho maria). Se precisar, após 30 minutos de forno , cubra o bolo com papel alumínio, caso já esteja dourado em cima, para não queimar a superfície.
Deixe esfriar 5 minutos para desenformar.

Massa
Numa tigela bata:
4 ovos
1/2 xícara de soft sugar (chocolife) ou outro adoçante de sua preferência
3 colheres de sopa cheias de açúcar de coco
1 colher de sopa bem cheia de psylium
Enquanto hidrata o psylium (2 minutos), bata no liquidificador:
1 xícara de amêndoas cruas sem casca laminada com 1/2 xícara de nozes, acrescente na mistura de ovos. Em seguida acrescente
1 e 1/2 xícara de farinha de aveia
3 colheres de sopa de farinha de linhaça
1/3 de xícara de manteiga derretida.
3 colheres de chá de fermento em pó, por último. Mistura o fermento com delicadeza.

Opção para a calda:
Untar a forma com manteiga, picar mais 50 grs de manteiga espalhar no fundo da forma, polvilhar 2 colheres de sopa cheias de Açúcar de coco, 1 colher de chá de canela em pó, arrumar as bananas e despejar a massa sobre elas. Assar sem banho maria, forno pré aquecido 180 graus por aproximadamente 45 minutos
A manteiga com o açúcar de coco formará uma caldinha enquanto o bolo assa.

Estudo comprova que atividade física pode evitar doença renal crônica

 

Não é uma novidade que as atividades físicas ajudam a prevenir diversas doenças, mas um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine comprovou que exercícios físicos pode evitar a doença renal crônica, e mais, os rins também se beneficiam das atividades!

O trabalho envolveu 199 421 taiwaneses com idade média de 20 anos. Eles foram acompanhados por cerca de quatro anos, passando por avaliações médicas, exames e aplicação de questionários que determinavam os níveis de atividade física de cada um.

O resultado surpreendeu! Os sedentários apresentaram uma queda anual mais significativa na taxa de filtração glomerular (que é à medida que indica a saúde dos rins), portando, a probabilidade de serem diagnosticados com doença renal crônica era quase 10% maior, mesmo quando outros fatores de risco foram contabilizados.

Foi comprovado também (por estudo em animais) que o processo de filtragem das toxinas em si é mais eficiente nos indivíduos ativos. Outras pesquisas apontam o exercício como fator protetor contra pedras nos rins e até tumores no órgão, mas os motivos disso são desconhecidos, principalmente em humanos.

Devemos lembrar também que, atividades físicas em intensidade moderada protege contra obesidade, diabetes e hipertensão, três problemas que comprometem a saúde renal.

Detox pós carnaval

O carnaval passou e para quem caiu na folia e extravasou na má alimentação e na bebida. Seguem alguns detox que vão te ajudar –e muito- a se recuperar!

1)Suco verde

Ingredientes

1 maçã

½ pepino

1 pedaço pequeno de gengibre

2 folhas de couve

½ cenoura

3 folhas de hortelã

½ copo de água gelada

Preparo

Colocar tudo para bater em uma centrífuga ou no liquidificador. Coar, se necessário, com uma peneira de malha fina.

__

2) Suco diurético com frutas silvestres:

Ingredientes:

1 fatia grossa de melão

½ xícara de chá de berries

3 folhinhas de hortelã

2 pedras de gelo

50 mililitros de água.

Preparo:

Bater no liquidificador ou na centrífuga e adicionar por último 1 colher de sobremesa de chia.

__

3) Suco detox de melancia com gengibre

Ingredientes:

3 fatias de melancia (sem caroço)

1 colher de chá de linhaça triturada

1 colher de chá de gengibre ralado

 Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva com bastante gelo!

Manter massa muscular é importante para longevidade

Uma pesquisa na USP revelou a importância da massa muscular para a longevidade. O estudo aponta que o risco de mortalidade foi quase 63 vezes maior entre mulheres com pouca massa muscular.

Foram analisados dados de 839 idosos com 65 anos ou mais, o objetivo era analisar como a quantidade de músculos influencia na longevidade de cada um. Eles concluíram que o risco de mortalidade foi quase 63 vezes maior entre as mulheres com pouca massa muscular. Entre os homens com menos massa muscular, a chance de morrer foi 11,4 vezes maior. E de modo geral, os participantes que morreram eram mais velhos, faziam menos exercícios físicos, tinham diabetes e doenças do coração.

A pesquisa também identificou que cerca de 40% das causas de morte foram devido a doenças cardiovasculares, por insuficiência cardíaca. Há dois fatores por trás disso. O primeiro é que o sujeito que vai ter uma doença cardíaca tem menos músculos porque qualquer doença crônica é uma inflamação. E a inflamação diminui a produção muscular.

Rosa Maria Rodrigues Pereira, professora da Disciplina de Reumatologia da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora da pesquisa, explica que: em qualquer doença crônica você acaba produzindo menos músculos. Isso acontece também em doenças reumatológicas e diabetes, por exemplo. O segundo fator é que a atividade física é boa para a atividade cardiovascular.

Outra informação relevante é que quase metade dos brasileiros perde músculos a partir dos 80 anos. A perda músculos associada ao envelhecimento é conhecida como sarcopenia. Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia indicam que 46% dos brasileiros acima de 80 anos sofrem disso.

Para recuperar a massa muscular perdida, a médica Maria Rodrigues indica uma rotina de exercícios físicos e uma dieta rica em proteínas. E ainda destaca: É importante, que a partir dos 60 anos, continuem comendo peixe, ovo, carne e frango. Ou proteínas de origem vegetal: feijão, grão de bico, lentilha e amêndoas, por exemplo. E a atividade física, com musculação, com pesos, que é uma coisa boa para aumentar a massa muscular.

3 frutas que ajudam no baixo consumo de ácido fólico e evitam a fraqueza

O ácido fólico ajuda muito o nosso organismo, ele pode evitar anemia, cansaço persistente, fraqueza, letargia, palidez, falta de ar e irritabilidade.

Os veganos e vegetarianos sentem mais essa falta de vitamina B9, e os médicos recomendam 240mcg de ácido fólico por dia. Portanto separamos algumas frutas ricas nesse mineral:

  1. Abacate (69 mcg de ácido fólico)

Rica em antioxidantes e em gorduras monoinsaturadas, que ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. É fonte de ômega 6, ômega 9 e ômega 7, nutrientes que mantêm o equilíbrio do organismo e auxilia a perda de gordura corporal. Em uma xícara de chá (130 gramas) temos 90 mcg de ácido fólico. Em 100 g são 69 mcg

  1. Mamão papaia (57 mcg de ácido fólico)

Rico em fibras e nutrientes como a vitamina C e o licopeno. Seu consumo ajuda no sistema imunológico, traz viço e beleza à pele, além de beneficiar o trânsito intestinal. Em uma unidade (200 gramas) temos 115 mcg de ácido fólico. Em 100 g são 57 mcg.

  1. Morango (15 mcg de ácido fólico)

Fonte de vitamina C e cálcio. Essa fruta ajuda no combate ao envelhecimento precoce da pele devido ao seu poder antioxidante. Em uma xícara de chá (160 gramas) temos 25 mcg de ácido fólico. Em 100 g são 15 mcg.

Pensando em começar a se exercitar em 2020? Conheça 5 alimentos que dão um gás extra

Já estamos no segundo mês do ano e você ainda não começou a se exercitar? Calma, deixa a gente te dar uma ajudinha!

Alguns alimentos são fontes de energia para que a gente consiga sentir mais dispostos nas atividades físicas.

Portando, vamos trazer aqui uma relação de alimentos estudados por nutricionistas que vão dar aquele UP na rotina de exercícios!

  1. Banana

É uma fruta rica em carboidrato e que fornece energia, fibras, magnésio, potássio e triptofano, evitando a fadiga e a fraqueza muscular.

  1. Aveia

A aveia é fonte de energia por ser composta principalmente por carboidratos (cerca de 65%, com destaque para o amido) e por ter alta concentração de vitaminas do complexo B, que ajudam o organismo a converter os nutrientes em energia.

  1. Batata-doce

Excelente fonte de carboidratos complexos ricos em energia e com alto teor de fibras, a batata-doce fornece energia e colabora com o bom funcionamento intestinal.

  1. Ovos

Um simples ovo é fonte de diversos nutrientes: vitaminas A, D, E e K, ômega 3, importantes para o fortalecimento de ossos e dentes. Mas a energia vem principalmente de dois de seus componentes: a proteína, que fornece a energia em si, e as vitaminas do complexo B, que auxiliam o organismo na conversão de nutrientes em energia.

  1. Oleaginosas

Castanhas, nozes, avelã e amendoim são ricos em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas (as gorduras boas), que são convertidas de forma imediata em energia pelo organismo.

Deve-se evitar frituras e bebidas alcoólicas.

Receita de patê de frango para o Pós Treino

Na maioria das vezes focamos bastante no que comer no pré-treino, mas o que muitos não sabem é que a alimentação pós treino também é bem importante.

A alimentação feita no pós treino tem o objetivo de fornecer carboidratos da repor as energias, auxiliando também na recuperação das fibras musculares que foram exigidas durante os exercícios.

Vale lembrar também que ingerir fontes de boas gorduras como abacate, amendoim, azeite… vão te ajudar na absorção de vitaminas e fornecimento de energia.

Então vamos conferir uma ótima receita para o seu pós treino?

Confira!

Patê leve de frango

Ingredientes:

1/2 peito de frango cozido e desfiado

100 gramas de creme de ricota

Cebolinha e salsinha fresca

Meia xícara (chá) de azeitonas verdes picadas

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Bata no processador de legumes o peito cozido, a salsinha e cebolinha. Depois acrescente o creme de ricota, as azeitonas, sal e pimenta até que forme um creme. Sirva com torradinhas integrais, pães ou com legumes crus, como pepino e cenoura em palitos.

5 benefícios para começar a praticar musculação na adolescência

Os jovens estão cada vez mais se adequando a prática da musculação, e se for supervisionada por bons educadores físicos, respeitando os limites de cada corpo e idade, a musculação na adolescência só pode trazer benefícios. Confira agora 5 deles:

  • Aumento da força: musculação na adolescência, pode aumentar de 30% a 50% a força muscular dos adolescentes. E isso, acontece de forma rápida, com cerca de apenas 8 a 12 semanas de treino.
  • Diminuição da gordura corporal: o metabolismo acelera durante o treino, por isso, a gordura corporal diminui. Evitando assim a obesidade, e todas as doenças que podem ser desenvolvidas decorrentes dela.
  • Melhora o foco e a concentração: A cada exercício praticado na musculação, é necessário concentração e muito foco, sendo assim, o adolescente acaba ficando mais concentrado em outras atividades diárias também.
  • Aumenta a autoestima: a autoestima aumenta de forma significativa, devido as mudanças no seu corpo, a autoconfiança acaba sendo explorada e desenvolvida por consequência também.
  • Socialização: O ambiente da academia também pode ser uma ótima opção para que os adolescentes possam sentir-se confortáveis para se socializar com outros adolescentes, ou até mesmo com pessoas de outras idades.

Mindfulness: Conecte-se com seu corpo, sentimentos e pensamentos

Dia 18 de janeiro, contaremos com a presença da professora Carla Negrette, explorando mais o tema

Nosso dia a dia é cercado de excesso de estímulos externos, e isso influencia uma grande quantidade de pensamentos ao mesmo tempo, gerando cansaço e estresse. Para ajudar a aliviar a correria do dia a dia, e tornarmos mais íntimos de nós mesmos, a prática Mindfulness foi desenvolvida.

A prática possibilita manter o bem-estar pessoal e a qualidade de vida, além de conectar-se com o presente, tendo consciência de suas atividades, mantendo o foco e cumprindo tarefas com calma, assertividade e eficiência, permitindo reconhecer o nosso corpo, nossos sentimentos, os pensamentos, os padrões de funcionamento de cada um deles, gerando autoconhecimento.

As práticas trazem inúmeros benefícios. Você aprende, por exemplo, a não reagir imediatamente a uma situação, fazendo com que a reação de estresse frente aos problemas não perdure por mais tempo que o necessário. Além disso, você aprende também a desenvolver maior capacidade de foco, trazendo como consequência a melhoria do desempenho laboral e acadêmico.

Os exercícios são flexíveis e adaptáveis à rotina, acessíveis para praticar em qualquer hora e em qualquer lugar.

Este sábado, dia 18 de janeiro, às 9h da manhã, na Fit4You, a professora Carla Negrette, vai apresentar o conceito do Mindfulness através da teoria e também exemplos práticos, podendo experimentar e entender melhor a prática.


“A consciência que emerge do prestar atenção, intencionalmente, ao presente momento, sem julgamento”.
Jon Kabat Zinn, (criador do Mindfulness)