Exercícios físicos X ansiedade e estresse

Entenda como os exercícios físicos podem te ajudar no controle da ansiedade e estresse acumulado diariamente.

Como é gerada a ansiedade e estresse?

estresse-1900

A ansiedade e estresse são reações físicas e naturais do nosso organismo, funcionam como resposta ao sentimento de medo que muitas vezes nem percebemos que sentimos.

Em nosso dia-a-dia, temos que lidar com diversos problemas, que conseguimos resolver ou não, e isso nos incomoda. Sempre que estamos diante de uma situação que temos dificuldade em resolver, o sentimento de medo está presente e aciona imediatamente um estado de alerta em nosso cérebro.

Esse estado de alerta pode ser percebido no corpo através das reações de ansiedade e estresse. Os sinais dessas reações são identificados como:

  • Aumento da percepção do ambiente ao nosso redor;
  • Raciocínio rápido;
  • Respiração ofegante;
  • Corpo tenso, enrijecido.

Isso tudo nos prepara para reagir rapidamente diante de uma ameaça. Quando não conseguimos enfrentar o problema e acabamos postergando sua resolução, o corpo continua nesse estado de alerta, por isso acabamos nos acostumando com essas reações e chegamos a não perceber mais que isso acontece em nosso corpo.

Porém isso gera acumulo de estresse, o corpo e a mente já não conseguem relaxar mais por estarem em estado de alerta o tempo todo. Cada pessoa possui um limite para gerenciar esse acúmulo de estresse, quando ele é ultrapassado começam a aparecer outros sintomas como insônia, irritabilidade e até mesmo desânimo. Para saber mais sobre esses sintomas clique aqui.

Como exercícios físicos podem ajudar?

exercicio-fisico-depressao

Logo que acordamos, nosso corpo e mente saem do estado de repouso e começam a trabalhar mais rápido. Com as demandas do trabalho, da família e etc., a mente começa então a trabalhar mais do que o corpo, pois enquanto o corpo fica numa mesma posição, a mente raciocina e resolve problemas ao longo do dia.

Quando praticamos exercícios físicos, quem trabalha é o corpo e não mais a mente, então o cérebro pode sair do estado de alerta que geram as reações de ansiedade e estresse. Esse estado de alerta é amenizado pelo fato da atividade física liberar hormônios, que geram bem estar e enviam a mensagem para o cérebro de que ele pode relaxar.

A atividade física que libera esses hormônios precisa liberar transpiração. Quando percebemos que o corpo está transpirando pela movimentação e não apenas pela temperatura externa. O calor e a energia geradas por essa movimentação nos proporciona a sensação de bem-estar e melhora do humor.

Quando realizada regularmente, a atividade física aumenta os momentos em que nos sentimos bem e diminui os de estresse. Além disso, a saúde física reflete na saúde psíquica, então cuidar do corpo também é cuidar da mente e estar mais preparado e disposto a enfrentar as dificuldades do dia-a-dia.

Woman working out with an exercise ball

O antigo poeta romano Juvenal já dizia: “Mente sã em corpo são” e esta é a filosofia que a Academia Fit 4 You deseja passar aos seus alunos.

Texto escrito pela Psicóloga e Coach Vanessa S. Ganzerli.

IMG_0072

Para saber mais sobre seu trabalho e tirar dúvidas acesse o site e blog

Texto escrito pela Psicóloga e Coach Vanessa S. Ganzerli

CRP: 06/121835

Visite o site www.vanessaganzerli.com.br

Você sabe por que deve variar os exercícios na musculação?

 

Durante muitos anos, a ideia de variar os exercícios ao longo do programa de treinamento esteve baseada em 3 HIPÓTESES:

1ª- confundir o músculo – alega que a mudança de estímulo pode gerar uma reorganização neural, possibilitando um possível efeito diferente na ativação do músculo;

2º- motivar o cliente – afirma que, com a mudança dos exercícios, é possível manter o aluno mais motivado para as rotinas de treinamento;

3º- praticidade – sugere que seria muito mais prático apenas mudar o exercício ao invés de manipular e controlar outras variáveis como pausa entre as séries, volume (séries x repetições), velocidade de execução das ações musculares e frequência semanal.

14082015-IMG_4960

Embora todas pareçam ter uma certa lógica, nenhuma apresenta fundamentação teórico-cientifica, o que deixa tais informações sem nenhuma credibilidade.

Porém, no ponto de vista científico a seleção e variação dos exercícios ao longo do programa de treinamento deve ser baseada em 3 ITENS BÁSICOS:

1º- quadro postural – exercícios que melhorem ou não impactem de forma negativa na postura do aluno/cliente;

2º- objetivo do aluno/cliente – exercícios que visam atender aos objetivos do aluno. Ex.: se o aluno tem por objetivo hipertrofia muscular, treinamentos realizados em esteira rolante não seriam recomendados, pois estes não atendem aos objetivos do mesmo;

3º- trabalho dos diferentes feixes musculares – o quadríceps é um grupo de 4 músculos que compõem a parte anterior da coxa. Cada um destes músculos possui comprimentos e feixes de fibras dispostos em diferentes posições e direções. Por isso, para hipertrofiar estes músculos de maneira homogênea, se faz necessário a aplicação de diferentes exercícios em diferentes ângulos de movimento.

Tendo em vista tal fato Fonseca et. al (2014) realizaram um estudo que teve por objetivo investigar os efeitos da variação de exercícios e intensidades de treinamento sobre a força e hipertrofia muscular ao longo de 12 semanas. Os voluntários foram divididos em 5 grupos:

G1= CICE (intensidade e exercícios constante) – Agachamento (6 repetições máximas);

G2= CIVE (intensidade constante e exercício variado) – Agachamento e leg press (8 repetições máximas);

G3= VICE (intensidade variada e exercício constante) – Agachamento (6 repetições máximas) e agachamento (10 repetições máximas);

G4= VIVE (intensidade e exercício variado) – Agachamento, leg press, afundo e levantamento terra (repetições variaram de 6, 8 e 10 em cada exercício a cada 3 semanas);

G5= Grupo controle – que não fez nenhum exercício.

Os indivíduos treinaram 2x por semana, a pausa entre as séries foi de 2 minutos para todos os grupos e a pausa entre os exercícios foi de 3 minutos. Os resultados mostraram que todos os grupos hipertrofiaram tanto a coxa direita e esquerda, porém os grupos que variaram os exercícios tiveram uma resposta um pouco maior e homogênea na hipertrofia de todos os músculos da coxa (vasto lateral, vasto media, vasto intermédio e reto femoral) e uma resposta muito maior no aumento da força muscular.

Isso nos mostra que a variação dos exercícios vai mais além de não deixar o treino monótono, mas sim de otimizar as adaptações neurais (força) e hipertróficas de diferentes porções musculares.

Texto de Raphael Machado com informações de:

FONSECA, R. M. ET AL. Changes in exercises are more effective than in loading schemes to improve muscle strength. The Journal of Strength & Conditioning Research, v. 28, n. 11, p. 3085-3092, 2014

Praticando solidariedade!

Desde a sua criação, a academia Fit 4 You apoia “PROJETO BUGÃO – JIU JITEIRO”, um projeto social que visa ocupar a cabeça dos jovens com a arte marcial, utilizando o jiu-jitsu como ferramenta.

IMG_0180

No último dia 24, o coordenador técnico, Rodolfo Cillo – atleta e professor de jiu-jitsu – e a gestora administrativa, Mayara Leme, representaram o idealizador da academia, Eduardo Marques, e toda equipe Fit 4 You no treino do projeto que precedeu os feriados de Páscoa.

Na ocasião, a Fit 4 You presenteou os alunos do projeto com ovos de Páscoa e com novos quimonos.

IMG_0178

O “PROJETO BUGÃO – JIU JITEIRO” mostra a jovens de 7 a 18 anos os benefícios da arte marcial como a disciplina, autocontrole, integração social, interação, respeito, hierarquia, saúde, bem-estar e tantos outros.

As aulas acontecem todas as terças e quintas das 18h às 19h15 e aos sábados das 9h30 às 11h no Ginásio Multidisciplinar de Lutas e Artes Marciais Walter Ferreira da Silva – o ginásio está localizado na rua Abel Francisco Pereira no 1.899, no bairro Jaraguá.

IMG_0167

Para a Fit 4 You, é muito importante poder disseminar o conceito de que todos podemos fazer o bem ao próximo e de poder proporcionar aos participantes do projeto a prática constante de exercícios físicos, que tanto fazem bem para o corpo e para a alma.

O “PROJETO BUGÃO – JIU JITEIRO” conta com o apoio das seguintes empresas e instituições: Rosan Sports, SELAM (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Prefeitura Municipal de Piracicaba, Fit 4 You Saúde e Performance, Padaria do Vovô, Portal Jiu Jiteiro, Jussara Frasson e Vila Rica Seguros.