Depressão: Benefícios da atividade física

Desânimo, falta de energia, pessimismo e incapacidade fazem parte dos quadros depressivos.

Nós da Fit 4 You nos preocupamos com você e queremos fazer parte dessa batalha diária. Saiba como a prática de exercícios físicos podem te ajudar.

1

O que é depressão

A depressão, além de ser parte de uma questão psicológica, também é uma doença física. Ela drena a energia do corpo e da mente, transformando as atividades mais corriqueiras do dia-a-dia em uma batalha hercúlea.

Ir ao supermercado, limpar a varanda, molhar as plantas ou passear com o cachorro se tornam tarefas extremamente difíceis.

A perda de energia é a principal característica da depressão, está ligada a um desequilíbrio químico dos neurotransmissores do bem-estar. É exatamente por este desequilíbrio químico que a prática do exercício físico melhora o humor e também gera energia.

Principais sintomas da depressão

  • Abatimento extremo e problemas digestivos

São causados pela falta de produção adequada de alguns neurotransmissores responsáveis pela modulação da dor e do equilíbrio emocional. Levando a pessoa a sentir dores gastrointestinais, gerando fraqueza, cansaço, desânimo e falta de iniciativa para qualquer atividade.

  • Distúrbios do sono

Dormir demais como fuga da realidade, ou de menos por não conseguir se desligar dos problemas. A má qualidade do sono dificuldade ainda mais a capacidade física.

  • Dores de cabeça e tensões na nuca e ombros

O acúmulo de sintomas emocionais como frustrações, medos e inseguranças, são descarregados no corpo e então somatizados. Isso gera as tensões e dores.

  • Baixa imunidade

O estado constante de tristeza e mal estar atrapalha a transmissão dos hormônios e afeta as células de defesa.

  • Mudanças no apetite e peso

O estresse e ansiedade podem ser aliviados com a ingestão compulsiva de alimentos, ou a perda total do apetite. Isso vai influenciar no peso, além de levar a um ciclo vicioso muito negativo.

2

O exercício físico e seu importante papel no tratamento da depressão

Quando fazemos exercícios físicos, o corpo fica sob efeito de uma excitação geral, que vai desde a ativação do metabolismo cardiovascular, até vários tipos de alterações hormonais que possibilitam sensações prazerosas.

Esta mobilização hormonal e corporal gera alterações no cérebro que contribuem para resultados positivos nos estados de humor. Com isso, também sentimos que temos mais energia e força para fazer as atividades do dia-a-dia.

A prática da atividade física regular funciona como um dos principais coadjuvantes no tratamento da depressão. Traz benefícios como o bem estar físico e emocional, aumento da energia, liberação de tensões musculares, relaxamento e ainda tem os mesmos efeitos positivos que alguns medicamentos utilizados no tratamento.

É claro que não é somente a atividade física que pode superar a depressão. Dependendo do seu grau e intensidade é imprescindível que a pessoa realize acompanhamento psiquiátrico e psicológico. A inclusão da atividade física no tratamento é parte de um plano de tratamento eficaz e que não precisa ter dependência de medicações.

Veja mais sobre  ajuda psicológica aqui.

Enfrentando dificuldades da depressão

O desânimo e a falta da força de vontade parecem dominar o corpo, principalmente por conta da falta de energia identificada nos quadros depressivos. Muitas vezes, o que mais se deseja fazer é o que menos se tem vontade, então o sentimento de incapacidade se instala e piora ainda mais o quadro.

Como iniciar a prática física se a falta de motivação e os pensamentos negativos são incapacitantes?

A sugestão é encontrar uma atividade que goste de fazer e começar devagar. Realizar uma caminhada, por exemplo, por um curto período de tempo, que seja de 5 ou 10 minutos, logo começará a sentir os benefícios do exercício e poderá aumentar o tempo e intensidade dos mesmos.

Os pensamentos pessimistas fazem parte de uma batalha mental diária, então é importante deixar bem claro para si mesmo qual lado deseja acompanhar, se é o do bem estar, ou o da depressão. Essa escolha é uma das mais difíceis, talvez só possa ser tomada após já algum tempo de tratamento medicamentoso, então formular um plano B nesse tempo pode ajudar.

Conversar com um educador físico, como os da Fit 4 You, explicar suas questões e dificuldades, montar um plano de exercícios com metas atingíveis, identificar as barreiras com antecedência e preparar-se para recaídas, são formas de se preparar contra o pessimismo.

3

Intensidade do exercício

Mesmo com o exercício físico moderado, como as curtas caminhadas, já é possível verificar alterações em alguns estados de humor primário, pois há aumento de energia e disposição.

No exercício mais intenso, de uma hora e com exercícios aeróbicos ritmados, há uma redução temporária da energia, porém verifica-se redução das tensões e após a recuperação do treino, a energia é elevada e a pessoa percebe um impulso para a ação.

Numa academia ou em aulas de exercícios em grupos, além dos benefícios próprios da atividade física, também existe a possibilidade de se relacionar com outras pessoas e criar novos laços de amizade, que auxiliam na superação da depressão.

Venha conhecer nosso método de trabalho, agende uma avaliação na Fit 4 You!

Não se identificou com este assunto? Leia mais em ansiedade e exercícios físicos.

Texto escrito pela Psicóloga e Coach Vanessa S. Ganzerli

4

CRP: 06/121835

Visite o site www.vanessaganzerli.com.br