Jovens, depressão e exercício físico

Nos últimos tempos os temas depressão e suicídio estão em destaque na mídia e nas redes sociais por conta da repercussão do jogo baleia azul e da série da Netflix “13 Reasons Why”. Com isso, as famílias, as escolas e inclusive a polícia estão cada mais preocupados com os jovens e também, olhando para a depressão como uma patologia mental a ser informada e tratada adequadamente. Neste texto vamos olhar para este tema de forma preventiva e falar sobre como os exercícios físicos podem ser a cura para a doença.

Os jovens envolvidos com o jogo já possuem algum traço depressivo que é agravado pela necessidade de pertencer a algum grupo, ou de acabar com a dor através da automutilação e/ou suicídio.

A depressão é uma patologia mental que necessita de acompanhamento psicológico e psiquiátrico, principalmente para os jovens que já passam pela fase difícil da adolescência e quando são depressivos o quadro piora, pois, o índice de suicídio aumenta quando não há ajuda psicológica.

Sabemos que a depressão pode ser confirmada por um déficit de serotonina, mas não é só a queda deste neurotransmissor que determina sua causa principal, para diagnosticar um caso da doença é preciso um acompanhamento psicológico.

Hoje em dia, os jovens estão cada vez mais preocupados com a aparência por conta da influência das redes sociais, isso tem um lado negativo, mas também traz um lado positivo, o do cuidado consigo. Eles estão na academia e querem um corpo mais bonito, mas um corpo bonito é corpo saudável e também, bem cuidado sem exageros.

A atividade física é um meio de liberar tensões, emoções e frustrações acumuladas pelas pressões do cotidiano, além de ser um fator que aumenta a produção de hormônios do bem estar, melhorando as sensações de estar de bem, aumentando a autoestima e o vigor. O jovem que experimenta essa sensação e ainda percebe a melhora em sua aparência física, irá se motivar para tornar a prática parte de sua rotina.

Sendo assim, o exercício físico moderado e planejado de acordo com o perfil do praticante é um forte aliado na redução de sintomas da depressão, por ser um regulador do humor natural e vem sendo até prescrito por psiquiatras e psicólogos no auxílio do tratamento da doença.

Além do tratamento e acompanhamento, também devemos pensar na prevenção da depressão, pois nem todos os jovens são depressivos, mas podem apresentar sintomas leves em determinados períodos da vida. Então, o exercício físico acompanhado por um educador físico, é importante inclusive neste sentido, se o jovem já é saudável mentalmente, a atividade irá proporcionar mais bem estar, regulando o humor e a prevenção de doenças psicológicas.

Meu lema é: corpo são, só em mente sã!  

Um abraço de serotoninas!

Vanessa Ganzerli, Psicóloga e Coach CRP: 06/121835

Visite o site www.vanessaganzerli.com.br

http://vanessaganzerli.com.br/coaching-aquele-impulso-que-faltava/

Ainda não está satisfeito? Para saber mais sobre o Coaching clique aqui.

jovem x depressão