A osteopatia voltada para a prática de atividade física

Olá, alunos e profissionais da academia Fit4You! Meu nome é *Thiago Tostes, sou fisioterapeuta especialista em osteopatia, tudo bem com vocês?

Inicialmente gostaria de dividir a satisfação que tenho em poder participar do blog da academia, trazendo informações sobre osteopatia voltada à prática de atividade física. Agradeço imensamente o convite da coordenação.

Dentre tantos assuntos voltados à promoção da saúde em osteopatia, hoje falaremos de como esta especialidade fisioterapêutica pode ajudar seu corpo a “funcionar melhor”.

– Funcionar melhor???

– É isso mesmo! Funcionar melhor.

Seu corpo é uma máquina perfeita, mas como qualquer máquina, necessita de ajustes periódicos. Fazendo esta analogia, imagine seu corpo como uma máquina repleta de engrenagens. Imaginou?

Pois então! Você usa seu corpo para quê? Trabalhar, estudar, dirigir, realizar serviços domésticos, praticar atividade física, lazer, esportes, entre tantas outras atividades que exigem um bom funcionamento do seu corpo, não é?

Este nível de exigência física constante, somado a fatores como stress e conflitos emocionais, predispõem seu organismo a processos disfuncionais que quando instalados trarão prejuízo funcional para sua saúde e consequentemente, também para seu treinamento.

Para manter a sua “máquina” funcionando bem, é fundamental detectar tais disfunções e tratá-las. Estas desordens se resumem em articulações que bloqueiam, as constantes tensões musculares, déficits circulatórios, transtornos do sistema nervoso central e periférico, desalinhamento da coluna vertebral e extremidades, entre outros.

Tais desajustes instalados no seu organismo, pode ser por um trauma físico ou emocional (recente ou antigo), por uma má postura, sequelas pós cirúrgicas ou infecciosas, isso exigirá da sua máquina corporal uma série de adaptações para que continue a funcionar. Porém, tais adaptações uma vez instaladas e não corrigidas, trarão sintomas como aquelas dores que aparecem do nada, seja na coluna vertebral, joelhos, ombros, dores de cabeça, fadiga, azia ou até mesmo insônia.

Uma condição corporal disfuncional permanente influenciará negativamente o desempenho do seu treinamento e aumentará os riscos de dores e lesões, tanto dentro da academia como fora dela.

Diante de tal entendimento, manter seu corpo funcionando bem, é deixar a osteopatia detectar e realizar os reparos na sua máquina. Através de uma avaliação osteopática funcional, o osteopata analisa as possíveis causas que levaram o indivíduo a ter sintomas e realiza as correções necessárias para que o organismo se reequilibre e se auto corrija. Tal conceito caminha em bases sólidas de anatomia, fisiologia, biomecânica e anatomia palpatória, buscando sempre tratar a causa e não a consequência que são os sintomas.

Conheça melhor o seu corpo, crie uma nova consciência sobre como ele funciona e assim conseguirá transformá-lo.

Até a próxima!

*Thiago Tostes é fisioterapeuta formado pela Unimep desde 2002, osteopata há 12 anos, professor nacional de pós-graduação pela Escola Brasileira de Fisioterapia Manipulativa e sócio-proprietário da Clínica Vivá em Piracicaba.

shutterstock_423072994