Os benefícios do açaí

O açaí tem a cara do verão, não é mesmo?! Essa fruta é proveniente do açaizeiro que cresce em florestas tropicais aqui do Brasil como a Amazônia, por exemplo, e possui vários benefícios à saúde!

Essa frutinha é rica em carboidratos, fibras, proteínas, lipídios (responsável pelo fornecimento de energia), cálcio, fósforo e vitaminas C, E, B1 e B2, por isso, é um ótimo pré-treino! Confira as vantagens de consumir esse alimento:

– Previne o câncer: Por conter antocianinas e antioxidantes substâncias ótimas para a saúde, pesquisas já apontaram seu efeito preventivo contra o câncer.

– Redução do colesterol: A Revista Nutrição publicou um estudo aonde ratos alimentados com a gordura da polpa do açaí tiveram os níveis de colesterol diminuídos.

– Deixa o coração saudável: O açaí previne o endurecimento das veias do coração, consequentemente, deixando-o saudável, conforme publicado na Revista Atherosclerosis.

– Fortalecimento do sistema imunológico: Por conter vitamina C, o sistema imunológico ganha força e fica ainda mais resistente quando consumimos a fruta.

– Rejuvenescedor: Por conter flavonoides, que é responsável por proteger as células e reduzir sua degeneração, o açaí tem esse poder antioxidante.

Porém, muito se fala a respeito do açaí transmitir a Doença de Chagas, a verdade é que se a fruta passar pelo processo de tratamento térmico e pasteurização, conforme os padrões necessários de higienização e segurança alimentar, a chance de contrair da doença é zero!

Lembrando que é importante sempre o acompanhamento de um nutricionista para saber se o açaí é adequado para seu corpo e objetivo. Além disso, é preciso estar atento ao complemento que você escolhe para o açaí, muitas misturas são gordurosas e cheias de açúcar, o que pode prejudicar o treino e a saúde do corpo. Afinal, tudo que é consumido com exagero faz mal!

 shutterstock_574651816