Quarteto fantástico: os hormônios responsáveis pela felicidade e bem-estar

Nossa vida é marcada por vários eventos sejam eles bons ou ruins. Quando esses eventos acontecem o corpo através dos neurotransmissores produzem as nossas emoções: alegria, tristeza, bem-estar e etc.

Falando em emoções, existe um quarteto fantástico de mediadores químicos capazes de nos deixar sempre alegres e de bem com a vida, são eles: a dopamina, a serotonina, a ocitocina e a endorfina. Conheça mais sobre eles no texto.

Dopamina: a dopamina é a substância que nos motiva a seguir nossas metas, desejos e necessidades, além disso, faz com que a gente tenha prazer em realizar nossas coisas.

Por isso, damos a dica de você sempre se valorizar e comemorar as suas conquistas, sejam elas pequenas ou grandes. Quanto mais você fizer isso, mais seu corpo irá produzir a dopamina.

Serotonina: A depressão e o sentimento constante de solidão aparecem justamente quando os níveis de serotonina estão baixos. Essa substância é responsável por nos deixar agradecidos e também, apreciamos melhor os momentos da vida.

Para o corpo produzir mais serotonina é importante consumir alimentos com vitamina D e também tomar 20 minutos de sol diariamente.

Ocitocina: A ocitocina é a substância responsável por criar confiança, intimidade e constrói relacionamentos saudáveis. Além disso, a ocitocina ajuda o sistema imunológico e fortalece o sistema cardiovascular.

Para produzir mais ocitocina é legal você prezar por amizades e relacionamentos com familiares e cônjuges que são saudáveis e fazem bem à você e a sua felicidade!

Endorfina: A substância mais famosa de todas é a endorfina responsável por aliviar os sintomas de ansiedade e depressão. A endorfina também dá a sensação de bem-estar, alegria e felicidade.

Para que o corpo produza esse hormônio o ideal fazer atividades físicas regularmente, ou seja, pelo menos três vezes na semana e para isso você sabe que pode contar a Fit4You!

Lembrando que o exercício físico feito com a orientação profissional de professores especializados, como é o caso da Fit4You, faz com que o seu corpo potencialize a sua saúde e também, produza com mais frequência todas essas substâncias.

Entre em contato com a gente e sinta-se bem todos os dias! 🙂

shutterstock_459471385