Outubro Rosa, da prevenção à cura!

Nós sabemos que a campanha realizada em Outubro é de muita importância, e não podemos deixar de falar sobre ela.

A campanha do Outubro Rosa foi iniciada em 1990, nos Estados Unidos. Começou como uma corrida em Nova Iorque, e desde então, é promovida na cidade. Mas, apenas em 1997 as entidades das cidades de Yuba e Lodi desenvolveram programas para a prevenção e diagnóstico da doença.

O câncer de mama atinge 25% do público feminino, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Ele costuma atingir mulheres a partir dos 35 anos, e os riscos aumentam a partir dos 50 anos. Casos antes dos 30 anos é muito raro, mas isso não significa que você deva deixar de se importar.

Esse tipo de câncer também pode atingir os homens. Uma pesquisa feita pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, constatou em uma pesquisa em 2013, cerca de 14.388 pessoas morreram por conta do câncer de mama, 181 homens e 12.206 mulheres.

O autoexame deve ser feito, pelo menos, uma vez por mês, entre 3 a 5 dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa, no caso de mulheres que não menstruam mais. Procure por nódulos fixos e indolores e verifique se a pele das mamas está avermelhada, retraída ou com protuberâncias semelhantes a uma casca de laranja.

Outros sintomas que podem estar relacionados ao câncer de mama são alterações nos bicos dos peitos (mamilos), nódulos pequenos nas axilas ou pescoço e saída de líquidos anormais das mamas. É claro que nem sempre estes sinais estarão relacionados à doença, mas uma avaliação médica é essencial para detectá-la precocemente e aumentar as suas chances de cura.

Desde o primeiro movimento a favor da causa, esse assunto tem se tornado cada vez mais importante. A campanha de conscientização tem como objetivo mostrar às mulheres a importância da prevenção do câncer de mama.

Por isso não deixe de fazer o autoexame e vá ao médico regularmente. O câncer de mama tem cura!