O poder do HIIT no verão

Muitas pessoas tem como objetivo, perder peso e ter mais saúde. O treino HIIT (sigla em inglês para High Intensy Interval Training ou em português, Treino de Alta Intensidade) é um tipo de exercício rápido e de extrema eficácia.

Esse tipo de treino já existe faz algum tempo, mas agora ele está mais popular. Mas aí você pergunta, o que o HIIT faz? O HIIT é uma combinação de exercícios de curta duração, entre 5 a 10 exercícios, de alta intensidade, com combinações de intervalos ativos ou passivos com duração de 1 a 4 minutos, e podem ser realizados em diversas modalidades, como bicicleta, corrida, musculação.

Os treinos do HIIT duram cerca de 15 a 30 minutos, com a vantagem de precisar de 3 sessões semanais para atingir os mesmos benefícios ou similares aos treinos contínuos, feitos 4 vezes na semana. Pesquisas realizadas apontam que treinos mais intensos são mais seguros e mais tolerados, sendo mais motivadores e melhor aceitos pelos praticantes.

Alguns mecanismos têm sido propostos para a perda de peso associado ao HIIT, entre eles:

– Efeito lipolítico (queima de gordura) causado pelo grande aumento das catecolaminas (adrenalina).

– Melhoria da capacidade e densidade mitocondrial, aumentando a oxidação de gordura.

– Aumento do consumo de oxigênio após o exercício em até 300 kcal por dia.

– Supressão de apetite após o exercício de aproximadamente 300 kcal, se comparado com a atividade moderada, e 600 kcal com o descanso.

Lembrando que, esse tipo de atividade física, como qualquer outra, deve ter prescrição médica para que não tenha nenhuma fatalidade.

Vem fazer seu treino de HIIT na Fit 4 You! Esperamos você com nossa equipe de profissionais.