Iniciante na academia? Entenda os benefícios da bicicleta e da esteira

Você quer começar a frequentar a academia, mas não sabe por onde começar? Pois bem, este artigo vai te dar uma mãozinha.

Duas atividades físicas são recomendadas para iniciantes na academia: a esteira e a bicicleta ergométrica. Vamos saber um pouquinho mais sobre os benefícios que estes dois exercícios físicos trazem para a saúde do iniciante.

Esteira

A esteira é um dos aparelhos mais usados nas academias, pois ela proporciona vários benefícios como, por exemplo, flexibilidade das articulações. Caminhar sobre a esteira faz com que o impacto nos joelhos, quadril e tornozelos sejam reduzidos, além de permitir uma caminhada com menos estresse sobre as articulações.

O controle de peso também é uma vantagem, pois a corrida na esteira é uma atividade que queima calorias, mantendo a taxa metabólica em alta. A esteira ajuda a melhorar sua aptidão cardiovascular, fortalecendo o coração e reduzindo a pressão arterial.

Lembrando que a atividade de andar e correr na esteira servem também para os não iniciantes, principalmente para aqueles que fazem treinos intensos de esportes e musculação, uma vez que esta atividade é aplicada como aquecimento para exercícios mais pesados.

Caminhar indoor também é mais seguro, já que as superfícies outdoor são irregulares e podem causar maiores chances de lesões.

Bicicleta ergométrica

Se você quer mesmo é queimar calorias, pedalar é uma ótima ideia. Análises comprovaram que pedalar em um ritmo moderado por 30 minutos pode eliminar até 260 calorias. A queima de calorias varia de acordo com a intensidade aplicada, peso e características metabólicas de cada um.

Esse tipo de atividade é recomendada para iniciantes porque ela é considerada de baixo impacto, ou seja, por mais que você se exercite, a tensão sobre as articulações não acontece. Pessoas acima do peso foram submetidas a testes e comprovaram que se exercitar sobre a bicicleta ergométrica pode reduzir o estresse mecânico sobre as costas, quadris, tornozelos e joelhos.

E não é só isso, seu sistema cardiovascular também vai ser beneficiado. Pedalar ajuda a reduzir a pressão arterial, regula a taxa de açúcar no sangue e previne ataques cardíacos.

Os iniciantes podem começar com um aquecimento de 10 minutos, alongando braços e pernas, e então comece a caminhar na esteira em uma velocidade baixa, aumentando a cada 10 minutos.

Você também pode intercalar as atividades entre a esteira e a bicicleta, tudo sempre no seu limite.

Você também pode inclinar a esteira desde o seu primeiro dia, dependendo do seu desempenho e segurança no aparelho.

Se você é iniciante e está acima do peso, devido à maior facilidade do controle e da ausência do impacto, comece pela bike.

Lembre-se de estar na presença de um professor que tenha competência e habilidade para acompanhar suas atividades sempre que necessário, já que são eles quem prescrevem treinos de acordo com a necessidade e individualidade de cada aluno.

Já está mais confiante depois das nossas dicas? Agora é só chegar na Fit4You!