Qual é o benefício do descanso na prática de exercícios físicos?

É comum pensar que, quando se inicia um programa de treinamento na academia, quanto mais exercícios melhor. E que, se com alguns exercícios será bom, com o dobro ou o triplo os resultados também vão ser triplicados. A verdade é que o nosso organismo precisa de certo tempo para se recuperar. É justamente quando a gente está descansando que o processo de hipertrofia acontece.

O treinamento faz com que o músculo tenha leves lesões de maneira que o corpo os repare e os reconstrua, sendo os novos tecidos mais fortes e preparados para os treinos seguintes.

É importante entender que é nesse processo de super compensação que seu organismo irá se recuperar dos danos causados pelo treinamento e construir músculos mais fortes. Isso, claro, junto com uma alimentação adequada.

O intervalo do grupo muscular pode variar dependendo do objetivo e da intensidade do treino, que normalmente está entre 48 e 72 horas.

Para obter os melhores resultados existem três fatores essenciais: Treino, alimentação e descanso. Se qualquer um destes não estiver sendo seguido de forma adequada, provavelmente os resultados não serão satisfatórios ou potencializados.

Procure as orientações dos educadores físicos da Fit4You, onde a equipe está preparada para ajudar os alunos em todo esse processo.