Qual é a importância da avaliação e da reavaliação física?

É por meio de uma avaliação que o educador físico é capaz de identificar possíveis fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Além disso, é o educador físico quem vai avaliar a maior necessidade do indivíduo, seja na melhoria do desempenho físico, no aumento do VO2máx, na redução de peso ou no porcentual de gordura.

Durante a avaliação física o educador pode estabelecer metas para o aluno a partir da identificação de déficits avaliados. Os parâmetros apresentados na avaliação podem identificar a melhor atividade para o aluno e também a intensidade e a frequência desses exercícios para que se trabalhe dentro da zona de treinamento de cada indivíduo, separadamente.

A reavaliação é recomendada após 60 dias de exercício físico, identificando os resultados do trabalho feito. Assim, o educador pode analisar se será necessária uma mudança do programa de exercícios ou se poderá mantê-lo, alterando apenas a quantidade a ser realizada.

O que um profissional de educação física leva em consideração na hora de fazer a primeira avaliação física do aluno?

Os principais são:

– Anamnese (entrevista)

– Altura

– Peso

– Índice de Massa Corpórea

– Relação Cintura x Quadril

– Percentual de Gordura

– Percentual de Massa Magra

– Circunferências

– Teste ergométrico

É importante lembrar que quem faz a avaliação e a reavaliação é o profissional de educação física, ou seja, nossos educadores físicos aqui na Fit4You.