Como a musculação pode melhorar seu desenvolvimento na corrida?

Se você é do tipo que gosta de correr e busca sempre aprimorar seus resultados, a musculação é um dos exercícios que vai ajudar a melhorar seu desempenho e conquistar novos objetivos.

Isso porque o fortalecimento muscular é importante em todas as fases da corrida. Inicialmente, o trabalho de força vai atuar como fator protetor às articulações como quadril, joelhos e tornozelos, já que são essas articulações que mais sofrem impacto na hora de correr.

Após essa fase, a musculação começa a trabalhar a resistência muscular auxiliando e melhorando o rendimento do corredor.

Dependendo do objetivo do atleta, a frequência de treinos é modificada. Caso você seja um dos que correm por lazer, e só quer garantir uma corrida segura, é recomendada uma frequência de treino 2x na semana para cada grupo muscular ou conforme a necessidade individual e objetivos de cada um. Lembrando também de abranger o corpo todo, já que os músculos envolvidos na sustentação da postura auxiliam no desenvolvimento da corrida.

Para corredores que gostam mesmo de longas distâncias e competições, a musculação vai estimular os músculos do tronco e membros superiores, fortalecendo os flexores de quadril, adutores, abdutores e tibial anterior, músculos do quadríceps, isquiotibiais, glúteos e panturrilhas.

Outro treino que vai melhorar seu rendimento na corrida é o treino de resistência, que consiste em recrutar as fibras musculares, reduzir o contato do pé com o chão e outros fatores que estão envolvidos com a economia de corrida, gastando menos energia para um mesmo trabalho.

Lembre-se: para obter um bom desempenho da musculação e da corrida juntos, é recomendado que o treino dos membros inferiores não sejam feitos nos mesmos dias de treino de corrida.