Saiba quais são os erros mais comuns na musculação e como evitá-los

A busca pelo corpo perfeito e uma rotina saudável é o objetivo de muita gente, mas antes de praticar qualquer atividade física é preciso ter cuidado e atenção na hora de respeitar os limites.

Já falamos aqui no blog que é fundamental descansar para fazer a recuperação muscular que seu corpo precisa, porém muitos não dão muita importância para isso, outros não dão importância para dores articulares frequentes e continuam treinando, e tem também os que trabalham com frequência cardíaca mais alta do que o recomendado nos exercícios aeróbicos.

Para evitar problemas maiores, o primeiro passo para impedir as lesões é aquecer o corpo por pelo menos 10 minutos, fazendo com que seu organismo esteja mais oxigenado e com mais energia.

Outro erro muito comum é não fazer um alongamento leve após o treino de musculação. Esse exercício ajuda a soltar a musculatura trabalhada. Portando, sempre que finalizar um treino, lembre-se de fazer um breve alongamento antes de ir embora.

E tem os erros pré-treinos também, que envolvem a alimentação do aluno. É recomendado comer alimentos leves e de fácil digestão, como frutas e barrinhas de cereal.

Não fique somente em um aparelho ou exercício! Variar na rotina de treino é importante e ajuda a evitar lesões por esforço repetitivo. Além disso, quando você fica no mesmo exercício, seu músculo tende a se acostumar com o estímulo, rendendo muito menos.

Outro erro bem comum é a utilização de pesos de maneira inadequada. De nada vai adiantar você aumentar a carga de exercício, se não fizer movimentos bem feitos. O certo é fazer as repetições lentamente, na seguinte proporção: um segundo para levantar, três para abaixar.

E por último e não menos importante: a postura. Peça para seu educador físico te ajudar a manter a postura correta nos treinos, isso irá fazer toda a diferença para seu rendimento.