Quais são os benefícios que a musculação oferece ao seu cérebro?

Para responder esta pergunta, a Universidade de Sydney resolveu fazer um estudo e revelou que o aumento de massa muscular está relacionado a uma melhora da função cerebral em adultos com Comprometimento Cognitivo Leve.

A pesquisa foi feita com pessoas entre 55 e 86 anos, essas pessoas participaram de diversas atividades de resistência e treinamento. O resultado? Quanto mais fortes os participantes ficaram, melhores foram os benefícios para o cérebro.

Ressaltando, o treinamento muscular precisa ser frequente. Segundo o estudo, é recomendado treinar sempre aumentando a carga de peso, ou seja, exercícios de alta intensidade, potencializando a força do paciente.

O comprometimento Cognitivo Leve é conhecido também como transtorno ou declínio, e pode aparecer em qualquer fase da vida, porém é mais comum depois dos 45 anos de idade. O comportamento é caracterizado pela redução das habilidades cognitivas, como perda de memória, mas sem interferir de forma significativa na vida diária do paciente.

No caso de idosos, a musculação ajuda a fazer o cérebro trabalhar para que o risco de desenvolver demência, como a Doença do Alzheimer diminua.

A academia junto com exercícios aeróbicos, também contribuem significativamente na melhora da performance cerebral, independentemente do estado de saúde do cérebro do paciente. O treinamento de força estimula a memória e a função executiva do paciente, ou seja, aquela relacionada a comportamentos direcionados a metas.

Pesquisadores já comprovaram também que o treinamento de força protege o cérebro produzindo melhoras na qualidade de vida, humor e função motora dos pacientes. Por exemplo, 20 minutinhos de musculação por dia na academia melhora a memória de longo prazo em aproximadamente 10%.

Os benefícios são inúmeros, que tal começar a exercitar o cérebro (e o corpo) hoje mesmo com os educadores físicos da Fit4You.