O que sua alimentação tem a ver com sua saúde mental?

Será que somos mesmo o que comemos? A ciência diz que sim.

A nossa dieta influência nosso estado mental. De modo geral, os especialistas observam o equilíbrio entre dois grupos alimentares: o açúcar e a gordura. É a partir deles que obtemos a maior parte da nossa energia, mas também são ele, que se consumidos em excesso, causam desequilíbrios preocupantes.

Para entender melhor como comer mal danifica o cérebro, vamos começar falando do estresse oxidativo, que é um processo natural de liberação de radicais livres de oxigênio no corpo e se avoluma com a idade, mas a dieta pode acelerar esse acúmulo.

A obesidade induzida por dietas ricas em açúcar e gorduras saturadas promove resistência do nosso organismo à ação da insulina, hormônio responsável por “colocar” a glicose dentro das células. Isso aumenta a glicemia, que é a quantidade de açúcar presente no sangue.

É por isso que devemos sempre procurar uma nutricionista que vá entender melhor cada caso e receitar uma dieta certa para o seu corpo e objetivo.

Mas e aí, o que será que faz bem ao cérebro?

Alimentos anti-inflamatórios, gordura simples e antioxidantes, como frutas, legumes, nozes e vinho parecem fazer um efeito positivo e restaurador sobre o órgão, protegendo-o do estresse oxidativo que falamos anteriormente.

A epidemiologista Camille Lassale, pesquisadora do University College, no Reino Unido, diz que determinados hábitos alimentares podem levar à depressão.

“O vínculo é claro. Não quero dizer que uma dieta ruim nos deixa tristes porque engordamos e nos sentimos mal com o ganho de peso. Nossos hábitos alimentares nos fazem realmente adoecer, mexem com o sistema imunológico, além de afetar a saúde mental.”

5 benefícios do banho gelado para o seu corpo

A gente sabe que nada se compara com um banho quentinho depois de um longo dia, né? Mas o banho frio pode trazer muitos benefícios para o seu corpo, e a gente vai listar alguns deles aqui.

Então aproveite o verão para explorar mais essa prática:

  1. Melhora a resistência emociona;

Anda se sentindo ansioso, irritado, chateado com facilidade? Os banhos frios podem ajudar! Isso porque eles treinam o seu sistema nervoso para ser mais resistente ao estresse.

  1. Melhoram a sua pele e o seu cabelo

A água gelada impede que sua pele perca muito do seu óleo natural, e o seu cabelo fica com o mesmo benefício.

  1. Estimula a perda de peso

Nós temos dois tipos de gordura no corpo: A marrom e a branca. A gordura branca é ruim e a marrom é a boa, pois é a responsável por gerar calor e manter seu corpo aquecido.

Quando você toma um banho de água fria, a gordura marrom é ativada, resultando em um aumento no gasto de energia para manter o seu corpo aquecido, consequentemente aumentando o gasto de calorias.

  1. Ajudam na recuperação muscular

Tomar banho de água fria após um treino intenso é uma das melhores formas de recuperar a condição muscular!

Muitos atletas fazem o mesmo, porém submerso em uma banheira com água fria.

Tente alternar o banho entre muito quente e muito frio, para assim deixar o sangue ir e vir. Seus músculos irão agradecer.

  1. Eles drenam o seu sistema linfático

A água gelada no banho, quando alternados água quente, irão ajudar o seu sistema linfático através da contração dos vasos linfáticos quando esses são expostos ao frio, e se relaxam quando expostos ao calor.

Isto essencialmente bombeia o líquido que pode estar estagnado em seus vasos linfáticos, resultando num sistema imunológico mais forte e mais saudável.

Na hora de adoçar os alimentos, será que é melhor mel ou açúcar mascavo?

Na batalha entre o mel e o açúcar mascavo, o quesito sabor fica bem empatado, ambos são ótimos para deixar todas as receitas mais docinhas. Mas qual é o mais saudável?

Primeiro de tudo devemos entender que o principal é saber moderar, o ideal é que as pessoas consumam, no máximo, uma colher de chá por dia, seja de mel ou do açúcar. Isso porque os dois têm altas cargas glicêmicas e quase a mesma quantidade de caloria.

Para te ajudar a decidir a melhor opção para você, confira abaixo quais são as diferenças entre o açúcar mascavo e o mel.

MEL
– Bom para o pré-treino
– Ajuda com doenças respiratórias e digestivas
– Possui efeitos anti-inflamatórios e cicatrizantes
– Ideal para gripes e resfriados
– Ideal para asma, acne e problemas no intestino
– Acompanha bem iogurtes e aveias

AÇÚCAR MASCAVO

– Entre os açúcares é o melhor para o sistema digestivo
– Contém magnésio, cálcio, fósforo e potássio
– Acompanha bem receitas de bolos fitness