Receita fit: Risoto de quinoa e abóbora

Você é um daqueles que gostam de risoto? Pois bem, você vai amar esse de quinoa e abóbora

Ingredientes

  • ½ colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
  • 1 xícara (chá) cheia de abóbora em cubos (200g)
  • 1 cebola picada (100g)
  • 1 dente de alho amassado (3g)
  • 1 xícara (chá) de quinoa (180g)
  • 2 xícaras (chá) de caldo de legumes (400ml)
  • 1 pitada de sal rosa do himalaia ou sal marinho
  • Cebolinha verde a gosto

Modo de preparo

Coloque o azeite em uma panela e refogue a abóbora, a cebola, o alho e a quinoa. Mexa bem e adicione o caldo de legumes e o sal. Deixe cozinhar em fogo baixo, em panela semitapada por cerca de 20 minutos, adicionando um pouco mais de água, se necessário. Quando a abóbora amaciar e a quinoa cozinhar, desligue e adicione a cebolinha verde. Sirva.

Bolo de Banana Fit 4 You

Confira a receita do bolo de banana Fit4You!

Ingredientes: 

Calda
90 grs rapadura picada
250 ml de água
1 pau de canela
6 cravos

Modo de preparo:

Ferver sem mexer em fogo médio até engrossar.
Espalhar ainda quente no fundo de uma forma de 30 cm diâmetro. Deixar esfriar 5 minutos, colocar 6 bananas nanicas cortadas ao meio sobre a calda. Polvilhe as bananas com canela. Em seguida despejar a massa e levar ao forno pré aquecido a 180 graus. Por aproximadamente 1 hora em banho maria ( colocar água quente no banho maria). Se precisar, após 30 minutos de forno , cubra o bolo com papel alumínio, caso já esteja dourado em cima, para não queimar a superfície.
Deixe esfriar 5 minutos para desenformar.

Massa
Numa tigela bata:
4 ovos
1/2 xícara de soft sugar (chocolife) ou outro adoçante de sua preferência
3 colheres de sopa cheias de açúcar de coco
1 colher de sopa bem cheia de psylium
Enquanto hidrata o psylium (2 minutos), bata no liquidificador:
1 xícara de amêndoas cruas sem casca laminada com 1/2 xícara de nozes, acrescente na mistura de ovos. Em seguida acrescente
1 e 1/2 xícara de farinha de aveia
3 colheres de sopa de farinha de linhaça
1/3 de xícara de manteiga derretida.
3 colheres de chá de fermento em pó, por último. Mistura o fermento com delicadeza.

Opção para a calda:
Untar a forma com manteiga, picar mais 50 grs de manteiga espalhar no fundo da forma, polvilhar 2 colheres de sopa cheias de Açúcar de coco, 1 colher de chá de canela em pó, arrumar as bananas e despejar a massa sobre elas. Assar sem banho maria, forno pré aquecido 180 graus por aproximadamente 45 minutos
A manteiga com o açúcar de coco formará uma caldinha enquanto o bolo assa.

Estudo comprova que atividade física pode evitar doença renal crônica

 

Não é uma novidade que as atividades físicas ajudam a prevenir diversas doenças, mas um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine comprovou que exercícios físicos pode evitar a doença renal crônica, e mais, os rins também se beneficiam das atividades!

O trabalho envolveu 199 421 taiwaneses com idade média de 20 anos. Eles foram acompanhados por cerca de quatro anos, passando por avaliações médicas, exames e aplicação de questionários que determinavam os níveis de atividade física de cada um.

O resultado surpreendeu! Os sedentários apresentaram uma queda anual mais significativa na taxa de filtração glomerular (que é à medida que indica a saúde dos rins), portando, a probabilidade de serem diagnosticados com doença renal crônica era quase 10% maior, mesmo quando outros fatores de risco foram contabilizados.

Foi comprovado também (por estudo em animais) que o processo de filtragem das toxinas em si é mais eficiente nos indivíduos ativos. Outras pesquisas apontam o exercício como fator protetor contra pedras nos rins e até tumores no órgão, mas os motivos disso são desconhecidos, principalmente em humanos.

Devemos lembrar também que, atividades físicas em intensidade moderada protege contra obesidade, diabetes e hipertensão, três problemas que comprometem a saúde renal.