Exercícios físicos X ansiedade e estresse

Entenda como os exercícios físicos podem te ajudar no controle da ansiedade e estresse acumulado diariamente.

Como é gerada a ansiedade e estresse?

estresse-1900

A ansiedade e estresse são reações físicas e naturais do nosso organismo, funcionam como resposta ao sentimento de medo que muitas vezes nem percebemos que sentimos.

Em nosso dia-a-dia, temos que lidar com diversos problemas, que conseguimos resolver ou não, e isso nos incomoda. Sempre que estamos diante de uma situação que temos dificuldade em resolver, o sentimento de medo está presente e aciona imediatamente um estado de alerta em nosso cérebro.

Esse estado de alerta pode ser percebido no corpo através das reações de ansiedade e estresse. Os sinais dessas reações são identificados como:

  • Aumento da percepção do ambiente ao nosso redor;
  • Raciocínio rápido;
  • Respiração ofegante;
  • Corpo tenso, enrijecido.

Isso tudo nos prepara para reagir rapidamente diante de uma ameaça. Quando não conseguimos enfrentar o problema e acabamos postergando sua resolução, o corpo continua nesse estado de alerta, por isso acabamos nos acostumando com essas reações e chegamos a não perceber mais que isso acontece em nosso corpo.

Porém isso gera acumulo de estresse, o corpo e a mente já não conseguem relaxar mais por estarem em estado de alerta o tempo todo. Cada pessoa possui um limite para gerenciar esse acúmulo de estresse, quando ele é ultrapassado começam a aparecer outros sintomas como insônia, irritabilidade e até mesmo desânimo. Para saber mais sobre esses sintomas clique aqui.

Como exercícios físicos podem ajudar?

exercicio-fisico-depressao

Logo que acordamos, nosso corpo e mente saem do estado de repouso e começam a trabalhar mais rápido. Com as demandas do trabalho, da família e etc., a mente começa então a trabalhar mais do que o corpo, pois enquanto o corpo fica numa mesma posição, a mente raciocina e resolve problemas ao longo do dia.

Quando praticamos exercícios físicos, quem trabalha é o corpo e não mais a mente, então o cérebro pode sair do estado de alerta que geram as reações de ansiedade e estresse. Esse estado de alerta é amenizado pelo fato da atividade física liberar hormônios, que geram bem estar e enviam a mensagem para o cérebro de que ele pode relaxar.

A atividade física que libera esses hormônios precisa liberar transpiração. Quando percebemos que o corpo está transpirando pela movimentação e não apenas pela temperatura externa. O calor e a energia geradas por essa movimentação nos proporciona a sensação de bem-estar e melhora do humor.

Quando realizada regularmente, a atividade física aumenta os momentos em que nos sentimos bem e diminui os de estresse. Além disso, a saúde física reflete na saúde psíquica, então cuidar do corpo também é cuidar da mente e estar mais preparado e disposto a enfrentar as dificuldades do dia-a-dia.

Woman working out with an exercise ball

O antigo poeta romano Juvenal já dizia: “Mente sã em corpo são” e esta é a filosofia que a Academia Fit 4 You deseja passar aos seus alunos.

Texto escrito pela Psicóloga e Coach Vanessa S. Ganzerli.

IMG_0072

Para saber mais sobre seu trabalho e tirar dúvidas acesse o site e blog

Texto escrito pela Psicóloga e Coach Vanessa S. Ganzerli

CRP: 06/121835

Visite o site www.vanessaganzerli.com.br

3 pensou em “Exercícios físicos X ansiedade e estresse

Os comentários estão fechados.