Manter massa muscular é importante para longevidade

Uma pesquisa na USP revelou a importância da massa muscular para a longevidade. O estudo aponta que o risco de mortalidade foi quase 63 vezes maior entre mulheres com pouca massa muscular.

Foram analisados dados de 839 idosos com 65 anos ou mais, o objetivo era analisar como a quantidade de músculos influencia na longevidade de cada um. Eles concluíram que o risco de mortalidade foi quase 63 vezes maior entre as mulheres com pouca massa muscular. Entre os homens com menos massa muscular, a chance de morrer foi 11,4 vezes maior. E de modo geral, os participantes que morreram eram mais velhos, faziam menos exercícios físicos, tinham diabetes e doenças do coração.

A pesquisa também identificou que cerca de 40% das causas de morte foram devido a doenças cardiovasculares, por insuficiência cardíaca. Há dois fatores por trás disso. O primeiro é que o sujeito que vai ter uma doença cardíaca tem menos músculos porque qualquer doença crônica é uma inflamação. E a inflamação diminui a produção muscular.

Rosa Maria Rodrigues Pereira, professora da Disciplina de Reumatologia da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora da pesquisa, explica que: em qualquer doença crônica você acaba produzindo menos músculos. Isso acontece também em doenças reumatológicas e diabetes, por exemplo. O segundo fator é que a atividade física é boa para a atividade cardiovascular.

Outra informação relevante é que quase metade dos brasileiros perde músculos a partir dos 80 anos. A perda músculos associada ao envelhecimento é conhecida como sarcopenia. Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia indicam que 46% dos brasileiros acima de 80 anos sofrem disso.

Para recuperar a massa muscular perdida, a médica Maria Rodrigues indica uma rotina de exercícios físicos e uma dieta rica em proteínas. E ainda destaca: É importante, que a partir dos 60 anos, continuem comendo peixe, ovo, carne e frango. Ou proteínas de origem vegetal: feijão, grão de bico, lentilha e amêndoas, por exemplo. E a atividade física, com musculação, com pesos, que é uma coisa boa para aumentar a massa muscular.