Atividade física ajuda a controlar a pressão alta

As pessoas que sofrem com pressão alta devem tomar uma série de cuidados para, justamente, não deixar que a doença atrapalhe seu dia-a-dia.

O tratamento de hipertensão envolve o uso de medicamentos (todos controlados e receitados por médicos) e a mudança de antigos hábitos.

A atividade física é o primeiro passo para reduzir os sintomas da doença para quem já é hipertenso e para aqueles que não têm a doença, o risco de desenvolvê-la é ainda menor, quando a prática de exercícios físicos é constante.

É interessante observar que com a prática constante de atividade física, a pressão arterial diminui e fica estável, ou seja, não oscila quando se está em repouso, fazendo atividades do cotidiano ou até mesmo passando por situações estressantes, o que previne agravantes.

A atividade física também proporciona para quem tem pressão alta:

– Diminuição na gordura corporal e do abdômen

– Redução do colesterol e dos triglicérides

– Diminuição nas taxas de glicemia – as taxas de açúcar no sangue

– Diminui o risco de eventos cardiovasculares

Segundo especialistas da área da saúde, o Índice recomendado de Massa Corpórea (IMC) deve ser inferior a 25 kg/m² para ambos os sexos, e a circunferência da cintura deve ser menor que 102 cm para os homens e 88 cm para as mulheres.

Além disso, é importante mudar a alimentação! Inserir mais vegetais, frutas, legumes e cereais ao cardápio é ótimo para controlar a doença.

shutterstock_102547886

Está vendo como praticar atividade física é importante para potencializar a saúde? Venha ser #geraçãoFit4You