E aí, como vai ser este final de semana? Curtição ou “gordição”? A escolha é sua!

Essa vai pra você que pensa que as curtidinhas de final de semana não irão afetar os resultados dos seus treinos!

NA ACADEMIA:

ALUNO: O treino de hoje já acabou?

PROFESSOR: Sim, agora você está liberado!

ALUNO: Ebaaaaa! Uhuuuulll! Ainda bem que hoje é sexta-feira! A partir de hoje vou relaxar, tomar uma cerveja gelada, comer umas porções de frango, batata e cebolinha frita com os amigos. Não tem problema, né professor?

PROFESSOR: Depende!

ALUNO: Como assim depende?

PROFESSOR: Vamos lá, senta aí que vou te explicar algumas coisas.

O álcool tem diversos efeitos negativos em nosso organismo, inclusive no tocante à estética, e isso vai além do ganho de peso ou da barriga de chope. Apesar de ser pouco comentado, o álcool também pode interferir nos ganhos de massa muscular. Em um estudo de Bianco et al (2014), os pesquisadores italianos apontam que a ingestão de álcool interfere na via do eixo mTOR (um importante sinalizador da hipertrofia em resposta à sobrecarga), diminui os níveis de testosterona e ainda aumenta os de cortisol. Além disso, um estudo realizado por Steiner et al (2014) sugere que o álcool interfira também na resposta ao exercício. No estudo, ratos receberam uma injeção de álcool e em seguida tiveram seus músculos estimulados. As análises mostraram que o álcool inibiu a síntese proteica basal e também após o estímulo, indicando que a ingestão de álcool pode prejudicar os seus ganhos de massa muscular em resposta ao treino.

Sabe-se que a testosterona é um hormônio anabólico importantíssimo para o processo hipertrofia (aumento do volume muscular) e suas concentrações basais podem aumentar com treinamento de força (musculação) a longo prazo, o que favorece tal processo. Pensando nisto, Sierksma et al. (2006) analisaram qual a quantidade ideal de álcool que poderia evitar a diminuição dos níveis de testosterona. Após avaliarem os resultados, chegou-se à conclusão que homens devem ingerir menos de 40 gramas de álcool por dia e mulheres menos de 30 gramas de álcool por dia para que não tenham efeito da diminuição dos níveis de testosterona. Isso daria aproximadamente umas 2 latinhas de cerveja ou 3 doses de vodka ou uísque para homens por dia. Isso é algo para ficar atento, pois embora as bebidas destiladas tenham maior percentual alcoólico (50% em 50ml) que 355ml de chopp ou cerveja (5%), apresentam menos gramas de álcool por dose (10g VS 17g).

O álcool é uma fonte de energia diferente de todas as outras, pois não pode ser estocado no organismo. Como uma substância tóxica, deve ser eliminado imediatamente. Assim, o álcool tem prioridade no metabolismo, alterando outras vias metabólicas, incluindo diminuição da oxidação lipídica (queima de gordura), o que favorece o estoque de gorduras no organismo, que se deposita preferencialmente na área abdominal (LANDS, 1993; SUTER ET AL., 1997; SUTER, 2005). Ou seja, aquele petisco que você come enquanto bebe pode se acumular como gordura, diminuindo a possibilidade de obter um abdome definido.

Sendo assim, tais evidências sugerem que o prejuízo é dose-dependente, ou seja, quanto mais álcool, pior, mas os efeitos deletérios ficam mais pronunciados a partir de 150mg/dl, ou seja, umas 5 a 6 latinhas de cerveja em uma hora, considerando uma pessoa de 80kg.

PROFESSOR: Espero que você tenha entendido, agora a decisão é sua. Parabéns pelo treino de hoje e bom final de semana!

Texto de Raphael Machado

REFERÊNCIAS:

BIANCO A., ET AL. Alcohol consumption and hormonal alterations related to muscle hypertrophy: a review. Nutr Metab (Lond). 2014 Jun 6; 11:26

LANDS, W.E.M. – A summary of the workshop: alcohol and calories: a matter of balance. J Nutr 123: 1338-1341, 1993.

SUTER, P.M. – Is alcohol consumption a risk factor for weight gain and obesity? Crit Rev Clin Lab Sci 42(3): 197-227, 2005.

SUTER, P.M.; HASLER, E.; VETTER, W. – Effects of alcohol on energy metabolism and body weight regulation: is alcohol a risk factor for obesity? Nutrition Reviews 55(5): 157-171, 1997

SIERKSMA, A. et al. Effect of moderate alcohol consumption on plasma dehydroepiandrosterone sulfate, testosterone, and estradiol levels in middle-aged men and postmenopausal women: a diet-controlled intervention study. Alcoholism-Clinical and Experimental Research, v. 28, n. 5, p. 780-785, 2004.

STEINER JL, LANG CH. Alcohol impairs skeletal muscle protein synthesis and mTOR signaling in a time-dependent manner following electrically stimulated muscle contraction. J Appl Physiol (1985). 2014 Nov 15;117(10):1170-9.