Exercícios que auxiliam na postura

Em nosso blog na semana anterior nós falamos mais sobre a má postura e também, ensinamos você a se posicionar corretamente na cadeira, confira o texto aqui: Dicas para manter a postura correta.

Hoje, nosso professor aqui da Fit4You Tiago Arbex* dá dicas de exercícios que ajudam a melhorar a postura. Veja abaixo:

Puxada Frente Aberta Pulley: Este exercício ajuda a manter a coluna em posição ereta, mantendo o peitoral estufado. Ele também fortalece a musculatura, forçando uma postura natural e prevenindo dores na região dorso-torácica.

exercício1

Remada Aberta: A remada, além de manter a postura na posição correta, fortalece os ombros para que fiquem sempre alinhados com a cervical prevenindo que os mesmos desloquem para frente, bem como os músculos das costas, responsáveis pela manutenção de uma postura ereta.

ex2

Abdominal Reto: O exercício além de fortalecer o abdômen, previne lesões na região da lombar auxiliando no esforço de suportar o peso do tórax bem como as atividades básicas do dia-dia, como sentar e levantar, retirar objetos do solo e transpor obstáculos.

exe3

Hiperextensão Lombar: Este exercício fortalece justamente a região lombar, normalmente uma das mais prejudicadas e com maior índice de dores na população em geral. Tal exercício se faz vital em caso de fraqueza nessa região, porém, exige uma execução correta e bem direcionada para prevenir que o mesmo gere tensões e impactos em estruturas, tais como articulações e na própria coluna vertebral.

exe4

*Tiago Arbex (CREF: 113693-G/SP): É Educador Físico, Bacharel em Educação Física pela Unimep e Pós-graduado em Ciências da Saúde no Exercício e no Esporte – CEFIT (Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício e Treinamento).