Atividade física na gravidez: é recomendado ou não?

Você já deve ter ouvido muito por aí que a mulher grávida não pode fazer atividades físicas, mas esse texto vai mudar o seu olhar para este fato, que é na verdade, um mito.

É cientificamente comprovado que os exercícios são fundamentais para a saúde da gestante e também do bebê, e esses exercícios podem ser feitos durante toda a gestação, inclusive no primeiro trimestre.

E quer saber mais? Os benefícios são inúmeros!

A mulher sedentária tem mais riscos de desenvolver diabetes gestacional, hipertensão, ganho de peso excessivo e consequentemente o bebe pode crescer muito, dificultando assim, o trabalho de parto.

Segundo a Sociedade de Ginecologistas e Obstetras do Canadá, o ideal é que a gestante faça, no mínimo, 150 minutos de exercícios durante uma semana, que podem ser distribuídos em três dias, ou seja, em três dias, a gestante pode fazer 50 minutos de atividades, ou, 3º minutos durante cinco dias da semana.

Mas atenção! É necessário a liberação do médico antes de começar as atividades, e exercícios de impacto e muito intensos não são recomendados, o ideal é equilibrar modalidades que combinem, como exercícios aeróbicos com outros que aprimorem a resistência.

E importante: Mulheres com ameaça de parto prematuro, colo curto, que tiveram ruptura da bolsa e perderam líquido, sangramentos durante a gravidez e placenta prévia, não devem fazer nenhum tipo de atividade física.

Tem alguma dúvida? Vem até o Fit4You e converse com nossos educadores físicos!