Você já sentiu aquele desconforto de não conseguir controlar sua respiração depois de fazer um exercício físico? Isso pode acontecer, mas é evitável!
O segredo para evoluir em qualquer prática dentro ou fora da academia pode estar nos pequenos detalhes, como a sua respiração. Afinal, quando você inspira e expira o ar, você também está provendo combustível para o seu corpo se manter em atividade.
Portanto, fique atento as nossas dicas para controlar melhor a respiração e aumentar seu rendimento
Evite usar a boca
Muitas vezes a atividade física é tão pesada que o instinto natural é de puxar o ar com toda força, geralmente pela boca. E é aí que surge aquela dor um pouco abaixo do estômago. O ideal é manter a calma e inspirar pelo nariz e soltar pela boca.
Estímulos diferentes, respirações diferentes
Trabalhe a respiração de modo que ela auxilie o movimento do corpo, e não atrapalhe, como por exemplo uma respiração mais cadenciada e ritmado.
Com treinos mais pesados e que exigem mais força, o inspirar e o expirar sofrem alterações.
No levantamento de peso, por exemplo, pode ser que você precise prender a respiração ao fazer força. Isso porque é necessário que o ar (combustível do corpo) esteja presente em abundância para ajudar no aumento da circulação de sangue.
A hora de relaxar também é um momento importante para a respiração, isso porque seus músculos e corpo estão mais relaxados, indicando que a hora de soltar todo o gás carbônico produzido na atividade feita.