O que acontece com nosso corpo quando ingerimos muito açúcar?

O açúcar está presente em muitos alimentos, e uma das suas principais funções é aumentar artificialmente o sabor ou a textura, atuando como um conservante que impede a proliferação de bactérias.

Mas, ingerir mais açúcar do que nosso corpo precisa pode causar alguns problemas. Excesso de gordura e diabete são apenas alguns deles.

Basta entender que ao consumir açúcar, as enzimas no intestino delgado começam a decompor em glicose, essa glicose é liberada na nossa corrente sanguínea, transportada para as células do tecido, músculos e órgãos.

E aí que a insulina entra! Quando as células beta no pâncreas entendem que a quantidade de glicose no sangue está alta, é hora de liberar insulina e controlar a quantidade de glicose na corrente sanguínea. Se o seu corpo deixa de produzir insulina suficiente ou se as suas células se tornam resistentes a ela, isso pode resultar em diabetes.

Se comer mais açúcar do que os nossos níveis de energia necessitam, nosso corpo precisa encontrar outra coisa para fazer com essa energia extra. Ou seja, armazenar como gordura.

A musculação é uma grande aliada na hora de manter tudo muito bem equilibrado, isso porque a atividade facilita a entrada da glicose nas células, impedindo que elas se acumulem na corrente sanguínea.

Está com problemas para controlar a diabetes? Nos procure e comece uma rotina nova de exercícios!