Coaching: o impulso que faltava para você atingir seus objetivos físicos e emocionais

Você sabia que o Coaching direciona, potencializa e alavanca seus esforços na direção de seus objetivos e metas físicas e emocionais?

Então, vem entender como isso pode acontecer num processo rápido e eficiente e que te auxilia a alcançar seus objetivos físicos na academia e na alimentação, além de proporcionar superação emocional, o que potencializa seu desempenho em todas as áreas de sua vida!

O que é Coaching?

O Coaching é um processo focado na transformação, desenvolvimento e potencialização de comportamentos e pensamentos que irão funcionar como alavanca na direção de seus objetivos e metas.

Isso acontece em pouco tempo, pois, o processo tem duração de 10 a 12 sessões, ou seja, em menos de 3 meses o Coaching identifica comportamentos e crenças que te limitam e dificultam o alcance dos seus sonhos, além de transformar e desenvolver tais comportamentos, potencializando suas ações na direção que você tanto deseja.

Inicialmente, o Coach era um treinador para atletas de alto nível, uma pessoa que auxiliava o atleta na direção de seu crescimento e destaque em um meio extremamente competitivo. O Coach impulsionava o atleta a ter desempenho e superação emocional, para deixar suas metas claras, enfrentar seus medos, desafios, preocupações e crenças limitantes, além de motivar a positividade e sabedoria para lidar com as adversidades.

O processo que acontecia com os atletas foi desmembrado e virou método de estudo para ser aplicado no desenvolvimento humano. A palavra Coaching significa: coach = treinador + ing = processo, ou seja, processo onde o Coach “treina” seu Coachee “treinando” na direção em que deseja chegar.

Sendo assim, o Coaching é um processo no qual suas ferramentas e técnicas são testadas e certificadas por institutos internacionais, o principal é o instituto: ICF – Internacional Coaching Federation. Por isso, é importante escolher um Coach que tenha essa certificação, pois, da mesma forma que um educador físico precisa de seu CREF ativo para desempenhar seu trabalho, um Coach precisa ser filiado a algum instituto.

Como Coaching te ajuda a atingir seus objetivos físicos e emocionais?

O Coaching funciona para qualquer pessoa que queira atingir seus objetivos, sejam eles quais forem, o que diferencia cada processo é a experiência do profissional na área em que o cliente deseja trabalhar, como a área física e emocional, por exemplo, que iremos falar aqui.

Vimos que o Coaching teve início com atletas e minha paixão é trabalhar com pessoas que buscam atingir metas físicas e emocionais, tanto de um corpo mais bonito e saudável, como de uma mente serena e potente! Esta é minha especialidade no trabalho com o Coaching, vamos ver como isso funciona:

  • Identificação de comportamentos e crenças limitantes que te impedem de atingir seus objetivos, ou seja, o que está sabotando seu desempenho físico e quais as causas emocionais por traz disso.

  • Motivação para sair da zona de conforto, através de ferramentas e técnicas poderosas que te faz pensar no que está perdendo ao se manter nesta zona, e quais pensamentos e ações você precisa desenvolver para chegar em seu objetivo. Este, muitas vezes, é um momento difícil, mas, o auxílio do Coach faz com que você encare as dificuldades de maneira positiva, enfrentando-as com um passo por vez.

  • O processo do Coaching te motiva a encontrar respostas as suas dúvidas e te fortalece na direção do seu desenvolvimento emocional, o que traz um caminho facilitado no alcance da meta física.

  • Foco nos objetivos e no presente, esse trabalho diferencia o Coach da psicoterapia (que busca identificar o passado para alterar comportamentos no presente). O Coach enfatiza os pontos fortes do Coachee e busca oportunidades que irão alavancar seus passos na direção de seus objetivos físicos e emocionais. Isso ocorre junto de um planejamento de mudanças reais e possíveis de serem atingidos, com participação ativa do Coachee, ou seja, de acordo com sua realidade e com apoio do Coach, a escolha do quê, de que forma e de quando se quer mudar é sua.

  • Busca e preenchimento vem de dentro de si e não do externo, a dor é trocada pelo prazer e os pensamentos e críticas limitantes são transformados em pensamentos e ações construtivas!

O Coaching não trata dos problemas, mas das soluções para estes problemas! Não existe milagre, o que torna o Coaching um processo bem-sucedido e eficiente é o comprometimento do Coachee, ou seja, seu comportamento e comprometimento em atingir seus desafios. Mas claro, através do apoio e motivação do Coach você irá atravessar a ponte com mais facilidade na direção do que quer.

Com tudo isso, a autoconfiança é aumentada e suas ações serão bem sucedidas no alcance e manutenção de suas metas, além de se tornar modelo de conduta para as pessoas que te cercam.

E ai vamos encarar? Traga suas dúvidas e comentários que adorarei te auxiliar.

Ainda não está satisfeito? Para saber mais sobre o Coaching: http://vanessaganzerli.com.br/coaching-aquele-impulso-que-faltava/.

Um abraço,

Vanessa Ganzerli, Psicóloga e Coach

CRP: 06/121835

Coach ICI em curso reconhecido pela ICF.

shutterstock_503872204

Maneiras simples de driblar a ansiedade

A ansiedade, assim como o estresse, pode ser um problema emocional grande, sem contar que atinge cada vez mais pessoas no mundo todo.

shutterstock_532319125

Como o blog tem o objetivo de informar e levar mais qualidade de vida para todos, os professores da Fit4You dão dicas de como driblar a ansiedade e, principalmente, se sentir bem de maneira simples. Confira:

Respire fundo! A respiração é uma ótima aliada quando o assunto é segurar a ansiedade. De acordo com o Instituto Americano de Estresse, quanto mais o cérebro receber oxigênio, mais calmo você vai ficar.

Caminhe em locais com natureza! Caminhar e estar perto do meio ambiente são duas ações que, se você fizer em conjunto, os níveis de ansiedade chegam a zero! Quando for dar uma voltinha ou quando for caminhar, prefira parques, ruas arborizadas ou qualquer lugar que possa te proporcionar um contato maior com a natureza.

Aperta o play! As músicas do seu artista preferido ou aquelas próprias para relaxamento são as mais indicadas quando a ansiedade bater. A dica é fazer uma playlist e apertar o play sempre que se sentir assim 🙂

Durma mais! Quando é sua folga? Nos fins de semana? Que tal um cochilo à tarde ou uma esticada na cama até mais tarde? A falta de sono ou o sono atrasado fazem com que você fique mais ansioso, portanto, durma!

Beba chás calmantes, agora no friozinho então, melhor ainda. Você acalma o corpo, a mente e a ansiedade com um bom chá de camomila, por exemplo, e ainda vai dormir quentinho.

Mexa-se! Ainda não existe no mundo melhor remédio para a ansiedade do que a prática de qualquer atividade física! Na Universidade da Georgia, Estados Unidos, um estudo feito com mais de 3 mil pessoas que fazem exercícios físicos, mostra que apenas 20% delas apresentavam algum sinal de ansiedade. Então, que tal calçar o tênis e cuidar mais de você?

Gostou do assunto de hoje? Compartilhe com aquele seu amigo ou amiga ansioso!

 

Para melhorar o humor: pesquisa aponta o que você precisa consumir

Uma pesquisa feita na Universidade de Otago, na Nova Zelândia, aponta que as pessoas que consomem mais frutas e vegetais sentem uma melhora no humor. Legal, não é mesmo?

O que torna tudo muito mais legal é que nesses alimentos você encontra substâncias que são poções mágicas, pois elas fornecem para o corpo energia, tranquilidade e felicidade. Por isso, a pesquisa reforça a importância de ter frutas e vegetais sempre à mão ou à bolsa.

Para a pesquisa foram investigados os hábitos alimentares de 281 jovens adultos. Os cientistas descobriram que aqueles que mais consumiam esse tipo de alimento tinham uma melhora significativa no humor. E o melhor: essa mudança se prolongava até o dia seguinte.

O que podemos ver com a pesquisa é que uma boa alimentação pode transformar as pessoas, e essa é uma mudança que o corpo sente de dentro para fora, inclusive refletindo no bem estar mental e o humor.

Sem contar que quem se movimenta é mais feliz! Os exercícios físicos fazem com que o corpo também libere hormônios do “bem”, como a serotonina e a endorfina, por exemplo.

Essas duas substâncias fazem maravilhas para o corpo e para a mente, pois dão a sensação de bom humor, bem estar, leveza, conforto e ainda estimulam a alegria.

Antes de “devorar” em uma barra de chocolate ou um junkie food, que tal calçar o tênis e vir para a #Fit4You? Aqui, você encontra acompanhamento nutricional e todo o suporte para fazer seus exercício físicos.

shutterstock_265635809 (1)

A osteopatia voltada para a prática de atividade física

Olá, alunos e profissionais da academia Fit4You! Meu nome é *Thiago Tostes, sou fisioterapeuta especialista em osteopatia, tudo bem com vocês?

Inicialmente gostaria de dividir a satisfação que tenho em poder participar do blog da academia, trazendo informações sobre osteopatia voltada à prática de atividade física. Agradeço imensamente o convite da coordenação.

Dentre tantos assuntos voltados à promoção da saúde em osteopatia, hoje falaremos de como esta especialidade fisioterapêutica pode ajudar seu corpo a “funcionar melhor”.

– Funcionar melhor???

– É isso mesmo! Funcionar melhor.

Seu corpo é uma máquina perfeita, mas como qualquer máquina, necessita de ajustes periódicos. Fazendo esta analogia, imagine seu corpo como uma máquina repleta de engrenagens. Imaginou?

Pois então! Você usa seu corpo para quê? Trabalhar, estudar, dirigir, realizar serviços domésticos, praticar atividade física, lazer, esportes, entre tantas outras atividades que exigem um bom funcionamento do seu corpo, não é?

Este nível de exigência física constante, somado a fatores como stress e conflitos emocionais, predispõem seu organismo a processos disfuncionais que quando instalados trarão prejuízo funcional para sua saúde e consequentemente, também para seu treinamento.

Para manter a sua “máquina” funcionando bem, é fundamental detectar tais disfunções e tratá-las. Estas desordens se resumem em articulações que bloqueiam, as constantes tensões musculares, déficits circulatórios, transtornos do sistema nervoso central e periférico, desalinhamento da coluna vertebral e extremidades, entre outros.

Tais desajustes instalados no seu organismo, pode ser por um trauma físico ou emocional (recente ou antigo), por uma má postura, sequelas pós cirúrgicas ou infecciosas, isso exigirá da sua máquina corporal uma série de adaptações para que continue a funcionar. Porém, tais adaptações uma vez instaladas e não corrigidas, trarão sintomas como aquelas dores que aparecem do nada, seja na coluna vertebral, joelhos, ombros, dores de cabeça, fadiga, azia ou até mesmo insônia.

Uma condição corporal disfuncional permanente influenciará negativamente o desempenho do seu treinamento e aumentará os riscos de dores e lesões, tanto dentro da academia como fora dela.

Diante de tal entendimento, manter seu corpo funcionando bem, é deixar a osteopatia detectar e realizar os reparos na sua máquina. Através de uma avaliação osteopática funcional, o osteopata analisa as possíveis causas que levaram o indivíduo a ter sintomas e realiza as correções necessárias para que o organismo se reequilibre e se auto corrija. Tal conceito caminha em bases sólidas de anatomia, fisiologia, biomecânica e anatomia palpatória, buscando sempre tratar a causa e não a consequência que são os sintomas.

Conheça melhor o seu corpo, crie uma nova consciência sobre como ele funciona e assim conseguirá transformá-lo.

Até a próxima!

*Thiago Tostes é fisioterapeuta formado pela Unimep desde 2002, osteopata há 12 anos, professor nacional de pós-graduação pela Escola Brasileira de Fisioterapia Manipulativa e sócio-proprietário da Clínica Vivá em Piracicaba.

shutterstock_423072994

Jovens, depressão e exercício físico

Nos últimos tempos os temas depressão e suicídio estão em destaque na mídia e nas redes sociais por conta da repercussão do jogo baleia azul e da série da Netflix “13 Reasons Why”. Com isso, as famílias, as escolas e inclusive a polícia estão cada mais preocupados com os jovens e também, olhando para a depressão como uma patologia mental a ser informada e tratada adequadamente. Neste texto vamos olhar para este tema de forma preventiva e falar sobre como os exercícios físicos podem ser a cura para a doença.

Os jovens envolvidos com o jogo já possuem algum traço depressivo que é agravado pela necessidade de pertencer a algum grupo, ou de acabar com a dor através da automutilação e/ou suicídio.

A depressão é uma patologia mental que necessita de acompanhamento psicológico e psiquiátrico, principalmente para os jovens que já passam pela fase difícil da adolescência e quando são depressivos o quadro piora, pois, o índice de suicídio aumenta quando não há ajuda psicológica.

Sabemos que a depressão pode ser confirmada por um déficit de serotonina, mas não é só a queda deste neurotransmissor que determina sua causa principal, para diagnosticar um caso da doença é preciso um acompanhamento psicológico.

Hoje em dia, os jovens estão cada vez mais preocupados com a aparência por conta da influência das redes sociais, isso tem um lado negativo, mas também traz um lado positivo, o do cuidado consigo. Eles estão na academia e querem um corpo mais bonito, mas um corpo bonito é corpo saudável e também, bem cuidado sem exageros.

A atividade física é um meio de liberar tensões, emoções e frustrações acumuladas pelas pressões do cotidiano, além de ser um fator que aumenta a produção de hormônios do bem estar, melhorando as sensações de estar de bem, aumentando a autoestima e o vigor. O jovem que experimenta essa sensação e ainda percebe a melhora em sua aparência física, irá se motivar para tornar a prática parte de sua rotina.

Sendo assim, o exercício físico moderado e planejado de acordo com o perfil do praticante é um forte aliado na redução de sintomas da depressão, por ser um regulador do humor natural e vem sendo até prescrito por psiquiatras e psicólogos no auxílio do tratamento da doença.

Além do tratamento e acompanhamento, também devemos pensar na prevenção da depressão, pois nem todos os jovens são depressivos, mas podem apresentar sintomas leves em determinados períodos da vida. Então, o exercício físico acompanhado por um educador físico, é importante inclusive neste sentido, se o jovem já é saudável mentalmente, a atividade irá proporcionar mais bem estar, regulando o humor e a prevenção de doenças psicológicas.

Meu lema é: corpo são, só em mente sã!  

Um abraço de serotoninas!

Vanessa Ganzerli, Psicóloga e Coach CRP: 06/121835

Visite o site www.vanessaganzerli.com.br

http://vanessaganzerli.com.br/coaching-aquele-impulso-que-faltava/

Ainda não está satisfeito? Para saber mais sobre o Coaching clique aqui.

jovem x depressão